Destaques
Reuniões preparatórias do ano letivo 2012/2013 (5º e 10º anos)
Estão agendadas para os dias 10, 11 e 12 de setembro, pelas 18 horas, no Refeitório do Colégio, reuniões preparatórias do ano letivo 2012/2013 com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos dos 5º e 10º anos. As reuniões do 5ºA e 5ºB ocorrerão no dia 10 setembro, a do 5º C no dia 11 de setembro e as dos 10º anos no dia 12 de setembro.  
 
Autenticação





Esqueceu a senha?
História

Congregando a iniciativa de um grupo de professores e de outras pessoas associadas ao projecto, o Colégio foi fundado no ano de 1962, tomando o nome do célebre navegador português Bartolomeu Dias (1450 – 1500).

Bartolomeu Dias destacou-se, ao seu tempo, como um dos mais competentes e ousados protagonistas da epopeia dos Descobrimentos Portugueses, pela qual o nosso País rasgou novos horizontes ao mundo, na dianteira do progresso e do encontro de civilizações que vieram a dar lugar, por etapas sucessivas, ao mundo global que hoje temos e nos envolve. O navegador foi o primeiro a chegar ao “Cabo das Tormentas” e neste mesmo local veio a encontrar a morte, anos mais tarde, por naufrágio da nau que capitaneava na esquadra de Pedro Álvares Cabral. Eram tempos difíceis, empresas árduas e arriscadas, esforços que enfrentaram o desconhecimento em vista das importantes descobertas que conseguiram, dando “novos mundos ao Mundo” e a Portugal o estatuto de potência mundial pioneira.

Sem estar alcançado o “Cabo das Tormentas” não seria viável a descoberta do caminho marítimo para a Índia, cuja empresa Bartolomeu Dias integrou na esquadra de Vasco da Gama. O sucesso desta levou o rei D. João II a rebaptizar aquele cabo como “da Boa Esperança”. E, assim, os notáveis esforços de tantas tormentas foram compensados pela Esperança que não morre e abre horizontes e conhecimentos, de que a Humanidade beneficiou pelo acesso e contacto com as demais terras e civilizações do nosso planeta.

Servirá, por isso, Bartolomeu Dias de boa inspiração ao Colégio no projecto educativo que vimos desenvolvendo e no esforço de aprendizagem de todos os seus alunos: sem virar costas às dificuldades e motivados na determinação de conhecer, há boas razões de esperança nos melhores êxitos que se desejam alcançar.

Os nossos alunos são, a um tempo, causa e finalidade da ideia fundacional do Colégio. Na aposta estratégica que actualmente fazemos, o Colégio apresenta-se renovado e atento aos desafios de excelência e inovação que são tanto nacionais como globais, neste dealbar no século XXI.

Se pela mão dos nossos descobridores alargámos mundo e desafiámos horizontes, hoje e mais do que nunca é a Qualificação que convoca e orienta o Colégio Bartolomeu Dias, como desígnio matricial de um futuro exigente que possa assentar em razões fundadas de Boa Esperança!