Destaques
Reuniões preparatórias do ano letivo 2012/2013 (5º e 10º anos)
Estão agendadas para os dias 10, 11 e 12 de setembro, pelas 18 horas, no Refeitório do Colégio, reuniões preparatórias do ano letivo 2012/2013 com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos dos 5º e 10º anos. As reuniões do 5ºA e 5ºB ocorrerão no dia 10 setembro, a do 5º C no dia 11 de setembro e as dos 10º anos no dia 12 de setembro.  
 
Autenticação





Esqueceu a senha?
Visita de estudo ao Convento dos Capuchos

Convento dos CapuchosNo dia 18 de Abril fui a uma visita de estudo, acompanhada pelos meus colegas do 6º ano, e ainda pelos do 5º ano, e também pelos professores responsáveis. Saímos do colégio por volta das 9 horas, em direcção ao Convento dos Capuchos, pois este era o nosso destino para a parte da manhã.

Quando lá chegamos,dividimo-nos em dois grupos. O 1ºgrupo foi logo fazer a visita guiada, enquanto o 2º grupo, do qual eu fazia parte, visitava uma loja de lembranças, onde quem quisesse podia comprar algumas coisas tais como: plantas, velas, panfletos, cadernos, entre outros. Passado algum tempo foi a hora do meu grupo fazer a visita. Começámos por ouvir a história do Convento do Capuchos. Depois fomos visitar as várias divisões do Convento.
Convento dos Capuchos
Começámos pela capela, que era decorada com conchas e pedaços de loiça partida, que simbolizavam os votos de pobreza da Ordem Franciscana, depois subimos umas escadas que davam acesso a um pequeno recinto que era o coro alto. De seguida passámos pelas 8 «celas», que era onde os frades dormiam, mas havia mais uma «cela» que estava situada em frente de uma saída. Nesta «cela» dormia um noviço. Este teria um ano para «escolher» a sua vida, ou seja, no período de um ano teria de decidir se queria ser frade ou não. Depois de vermos as «celas» fomos ver outras divisões mais elaboradas como a casa de banho, a cozinha, a biblioteca, uma divisão que funcionava como espécie de farmácia, etc.

Museu S.Miguel de OdrinhasAcabada a visita ao Convento dos Capuchos pusemo-nos a caminho do Museu de S. Miguel de Odrinhas, onde almoçámos. Depois de almoçar passámos ao interior do museu, onde existiam um género de campas, que continham o corpo morto em cinzas. Estas «campas» tinham no seu exterior uma placa que indicava a quem pertenciam as cinzas. Depois de aprendermos a escrita Latina, fomos ver como se desenhavam as letras para depois escrever em cera: o nosso nome, a inicial do nome do nosso pai seguido dum F, a nossa alcunha e a idade. Depois disto tudo regressámos ao colégio por volta das 17 horas .

Eu gostei muito da minha visita de estudo!!!

 
< Artigo anterior